sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SANTO DO DIA

São Jerônimo - Doutor da Igreja



   Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja
  Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. 
  É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo".


  Para saber mais sobre a vida deste grande Santo Clique aqui


É bom saber
Exegeta: Pessoa que se dedica a fazer exegese.
Fazer exegese significa usar as ciências bíblicas (arqueologia, geografia, crítica textual, crítica literária, etc) para entender o texto lido.
O exegeta parte do princípio que os textos bíblicos não foram simplemente enviados do céu como escrituras sagradas, mas nasceram dentro de um ambiente histórico determinado, tiveram uma evolução histórica. Por isso, para entender um texto bíblico, é necessário conhecer a sua pré-história (o ambiente no qual nasce), o seu gênero literário (se é uma crônica, uma narração didática, uma poesia, um julgamento, etc.) e a dinâmica da formação do texto, como os autores recolheram ou escreveram as tradições orais ou escritos precedentes.

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

QUERIDA IVANI, SEU BLOG ESTÁ TUDO OK AGORA, GRAÇAS À DEUS NÉ?

FICO MUITO FELIZ COM SEU BLOG, POIS EU TRABALHO COM A PRÉ EUCARISTIA E VOCÊ FORNECE ÓTIMOS TRABALHOS E IDEIAS PRA GENTE.

MUITO OBRIGADO E FICA COM DEUS.

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! Seu blog tá caprichadinho né?
Que neste mês missionário possamos nos comprometer com a missão do Senhor a de Anunciarmos a Paz e sermos missionário onde quer que estejamos.
Fique na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo