sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TEMA - ABRAÃO E SUA FAMÍLIA


Objetivo: Contar a história de Abraão e falar que ele era uma pessoa muito boa porque confiava em Deus. Abraão era chamado homem de fé e por causa disso Deus fez dele uma grande nação.

Gn caps. 12 ao 20

Contar a história, mostrando as figuras


Colocação do tema
Deus prometeu que iria fazer de Abraão uma grande nação e que lhe daria uma incontável quantidade de parentes. Deus disse que começaria dando Isaac e, dele, filhos, netos e bisnetos que formariam uma nação. Porém Deus pediu para Abraão abrir mão da promessa e dar o seu filho como sacrifício em Seu altar. Nas Sagradas Escrituras está claro que Deus queria testar o amor de Abraão e sua obediência a Ele e não tinha outra forma. Ele permitiu que Abraão pensasse isto.
   Se Deus perguntasse hoje, agora pra cada um de vocês: você pode abrir mão de qualquer coisa que lhe seja muito importante, algo que você realmente gosta. Seja de um jogo de futebol, um brinquedo, uma viagem, qualquer coisa, para fazer a vontade de deus, vocês fariam?
   Talvez alguns de vocês iriam pensar...” Ah, já que é Deus que está pedindo...”, mas pense sobre isto sinceramente: Você faria isto sem vacilar ou sem duvidar?
   O que Abraão disse a Deus quando Ele o chamou? (Ouvir respostas)
   Abraão respondeu: “Aqui estou!”, e ao dar esta resposta para Deus Abraão dizia que estava disponível e pronto para fazer o que o Senhor lhe mandasse. Seu coração estava totalmente voltado para Deus.
   Será que Deus está no controle de cada pedacinho do seu coração ou só em alguns deles?     Você deixaria Deus entrar em qualquer espaço que Ele quisesse para reorganizar os pedaços, ou tem um ou dois lugares em que a porta está fechada para Ele? (ouvir as respostas)
   Esta é a primeira coisa que devemos aprender com Abraão. Não tinha nenhum pedacinho do seu coração que estivesse fechado para Deus. O Senhor perguntou: “Será que Eu posso entrar no pedaço do seu coração onde está sua família e lhe pedir para abrir mão do seu filho?” No coração de Abraão, mesmo a porta desse pedaço estava aberta para Deus.    Abraão estava apto para acreditar que Deus cumpriria Sua promessa, mesmo que ele tivesse que abrir mão de Isaac.
   Às vezes, Deus requer de nós o sacrifício de abrirmos mão de coisas que nos são preciosas. Esta é uma parte difícil no seguir a Deus.
   Ele nunca vai lhe pedir para sacrificar outra pessoa como fez com Abraão. Mas, às vezes, Deus quer que você renuncie a coisas que ama e valoriza, por uma única razão: permitir que Ele entre em cada pedaço do seu coração para que possa reorganizar ou limpar.
   E vocês sabem quais as atitudes que devemos tomar quando Deus nos pede para abrir mão de alguma coisa? (Ouvir as respostas)
   Dar sempre a mesma resposta que Abraão: “Aqui estou, meu Senhor e meu Deus, pronto e de boa vontade para abrir mão do que me pedes e para mim é valioso” Quando Deus nos testa, é esta a resposta que devemos dar à Ele: “Aqui estou”, sabemos que Deus cumpre as promessas que Ele fez para mim e para vocês, da mesma forma que foi com Abraão.
Vocês se lembram do que aconteceu quando Abraão estava pronto para sacrificar seu filho?
(Mostrar uma figura do Anjo dirigindo-se à Abraão)
   Sim! Um Anjo disse: "Não toque em seu filho. Agora sei que você ama a Deus, pois não se recusou a obedecer, mesmo que viesse perdê-lo”
   E o que aconteceu, alguém se lembra? (Ouvir as respostas)
(mostrar a figura do carneirinho em meio ao arbusto ou de Abraão sacrificando o carneirinho no lugar de seu filho Isaac)
   Abraão viu um carneirinho preso pelos chifres em um arbusto. Deus havia providenciado tudo! Então ele sacrificou o carneirinho e o ofereceu à Deus, depois voltou pra casa junto do seu filho Isaac, que anos mais tarde, casou-se e dele nasceu uma nação chamada Israel, da qual cada um de nós fazemos parte.
   Assim também, devemos confiar em Deus em qualquer situação, mesmo que pareça que    Deus não está conosco, Ele sempre está juntinho de nós.
   Quando dou esta resposta, mostro meu amor a Deus. Quando nos dispomos a abrir mão das coisas que mais valorizamos a pedido do Bom Deus, nosso relacionamento e confiança se fortalecem. Você experimenta então Deus trabalhando em sua vida, como Ele fez com Abraão.
   O propósito que Deus tem para cada um de nós está acima de qualquer outra coisa.
   Repitam comigo: Quando Deus me chamar, minha resposta será “Aqui estou!”.


Sugestão de atividades:
Atividades para colorir, recortar, colar, encontrem Aqui.





2 comentários:

Catequese Kids disse...

Que linda a sua postagem Ivani! Gostei!!!

Beijos,
Layse

Catarina disse...

Querida Ivani!
Passou rápido o 1º aninho, não é mesmo? Agradeço a Deus por vê-la, a cada dia, se superando. Sinceramente, quando vejo a entrada das suas postagens ou algo relativo ao seu blog, sinto-me sua "velha conhecida", semelhante às minhas companheiras de caminhada paroquial. Que Deus renove, por todos os dias, as suas alegrias nessa bela missão. E que nunca lhe falte a força necessária para lutar pelo Reino de Deus.
De coração,
Catarina