segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SANTO DO DIA

Beata Tereza de Calcutá


Agnes Gonxha Bojaxhiu, nome de batismo daquela que ficou mundialmente conhecida por Madre Teresa de Calcutá, nasceu em Skopje, Albânia (então Macedônia), em 27 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá, Índia, em 5 de setembro de 1997.
.Tornou-se cidadã indiana em 1948 e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Oriunda de uma família católica, aos doze anos já estava determinada a ser missionária. Começou por fazer votos na congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, aos 18 anos, na Irlanda, onde viveu. A sua vida na Índia começou como professora. Só ao fim de dez anos sentiu necessidade de criar a congregação das Irmãs da Caridade e dedicar a sua longa vida aos pobres abandonados e mais desprotegidos de Calcutá.
Entre as suas prioridades estava matar a fome e ensinar a ler aos "mais pobres entre os pobres", bem como a leprosos, portadores de AIDS e mulheres abandonadas. Depois do Prêmio Nobel, em 1979, passou a ser muito conhecida e as Irmãs da Caridade estão em centenas de países do mundo.
O seu exemplo de dedicação sem temer as doenças contagiosas, a sua vida exemplar, sempre na sua fé católica deram-lhe, em vida, a certeza de que era santa. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa. Aguarda-se a sua canonização.
Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!

4 comentários:

Lucyanna Rodrigues disse...

Madre Teresa é a lembrança de que a santidade não é coisa do passado, mas possível vivê-la em nosso tempo!

Lucyanna Rodrigues disse...

Madre Teresa é a lembrança de que a santidade não é coisa do passado, mas possível vivê-la em nosso tempo!

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! É uma grande satisfação visitar seu blog com frequência. Admiro muito a criatividade de meus amigos blogueiros. Hoje quero pedir uma ajudinha de vcs, estaremos lançando em breve em nossa paróquia um JORNAL IMPRESSO, e ele precisa de um NOME.
CONTO COM A SUA SUGESTÃO! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

Catequese Kids disse...

Oii Ivani! Tem um selinho lá no blog para você! Dê uma passadinha por lá!

Beijos,
Layse