Agnes Gonxha Bojaxhiu, nome de batismo daquela que ficou mundialmente conhecida por Madre Teresa de Calcutá, nasceu em Skopje, Albânia (então Macedônia), em 27 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá, Índia, em 5 de setembro de 1997.
.Tornou-se cidadã indiana em 1948 e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Oriunda de uma família católica, aos doze anos já estava determinada a ser missionária. Começou por fazer votos na congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, aos 18 anos, na Irlanda, onde viveu. A sua vida na Índia começou como professora. Só ao fim de dez anos sentiu necessidade de criar a congregação das Irmãs da Caridade e dedicar a sua longa vida aos pobres abandonados e mais desprotegidos de Calcutá.
Entre as suas prioridades estava matar a fome e ensinar a ler aos "mais pobres entre os pobres", bem como a leprosos, portadores de AIDS e mulheres abandonadas. Depois do Prêmio Nobel, em 1979, passou a ser muito conhecida e as Irmãs da Caridade estão em centenas de países do mundo.
O seu exemplo de dedicação sem temer as doenças contagiosas, a sua vida exemplar, sempre na sua fé católica deram-lhe, em vida, a certeza de que era santa. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa. Aguarda-se a sua canonização.
Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!
4 comentários:
Madre Teresa é a lembrança de que a santidade não é coisa do passado, mas possível vivê-la em nosso tempo!
Madre Teresa é a lembrança de que a santidade não é coisa do passado, mas possível vivê-la em nosso tempo!
Olá! É uma grande satisfação visitar seu blog com frequência. Admiro muito a criatividade de meus amigos blogueiros. Hoje quero pedir uma ajudinha de vcs, estaremos lançando em breve em nossa paróquia um JORNAL IMPRESSO, e ele precisa de um NOME.
CONTO COM A SUA SUGESTÃO! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,
Reinaldo
Oii Ivani! Tem um selinho lá no blog para você! Dê uma passadinha por lá!
Beijos,
Layse
Postar um comentário