sábado, 12 de fevereiro de 2011

PARA PAIS E CATEQUISTAS

Quem deve ensinar a criança a rezar: a família ou o catequista?

   "Uma senhora, querendo que seu filho fizesse a 1ª Comunhão, levou-o à comunidade e colocou-o num grupo de catequese.Sentiu-se aliviada, até com a consciência mais leve. Pensou que setava livre dessa responsabilidade e continuou com seus outros compromissos. Justificou todas as suas ausências nos encontros de pais, em que foram estudados assuntos que aperfeiçoariam seus conhecimentos e sua prática cristã.
   Um dia, sem querer, percebeu que seu filho  naõ estava aprendendo as coisas que ela esperava. Não havia nem mesmo decorado o Pai-Nosso.''A catequese de hoje em dia é relaxada", pensou ela. E foi reclamar.
   Falou diretamente com o padre:"Meu filho já está frequentando a catequese há três meses e ainda não conseguiu decorar nem o Pai-Nosso. O que o senhor acha disso?"
   O padre perguntou:"Quantos anos tem seu filho?"Respondeu a mãe:"Onze anos". O padre refletiu: "Durante onze anos a senhora não conseguiu ensinar o Pai-Nosso para seu filho. E agora está reclamando porque a catequista não o fez aprender em três meses?".
    
   O pai e a mãe são as pessoas mais próximas dos filhos nos primeiros anos de vida. Ninguém melhor do que as pessoas da própria família para ensinar os elementos básicos da fé. as orações aprendidas no início da vida jamais serão esquecidas.
    Contudo, mais importante do que ensinar orações prontas é ensinar o hábtio de oração diária. O diálogo com DEUS é uma atitude essencial na vida de toda pessoa.Numa família que reza, naturalmente as crianças aprendem a rezar. Se a família  não tem o hábito da oração...não será fácil ao catequista, mais tarde, despertar no catequizando o desejo de conversar com Deus!
   Quais os momentos de oração em família? Quando e como participa unida da celebração da comunidade? Como participa nos movimentos ou grupos da comunidade? As respostas a tais questões são importantes para a família avaliar sua contribuição para a educação de seus filhos na fé.
                 "INSPIRADOS PELO EXEMPLO DA SAGRADA FAMÍLIA,
                        BUSQUEMOS VIVER OS VALORES CRISTÃOS
                                      EM NOSSSOS LARES!"

   
 

6 comentários:

Caminhando com Jesus ! disse...

Oii Ivani!
Passei para fazer uma visitinha!
E te desejar um lindo final de semana!
Vou passar para minha mãe essa mensagem, para ela entregar para os pais na catequese!
Achei muito legal!
Beijos!
Fique com Deus!

Ivani Alves disse...

Nós também gostamos muito da mensagem, nos ajuda a refletir sobre a importãncia dos pais assumirem as promessas que fizeram no momento do batismo de seus filhos. De educá-los na fé e no amor de Deus.
Fique com Deus e tenha um ótimo final de semana.

Catequese Infanto Juvenil disse...

Oi parabéns pelo blog!!!
Me visite pois ficarei muito honrado!!!!
http://catequeseinfantojuvenil.blogspot.com/

N.Duarte disse...

Esta mensagem é p"ra puxar a orlha dos pais..
Você esta de parbéns....beijuuuuuuu
amo sua pagina do blog só vem acrescentar em minha vida....
com carinho.N.Duarte.
arteshaver.blogspot.com

rafael pereira dos santos disse...

MUITO BOM ESSE TEXTO POIS HJ EM DIA O PAI E A MÃE TEM DE SER O PRIMEIRO CATEQUISTA DE UM JOVEM,UM CATEQUISTA TEM APENAS DE DAR CONTINUIDADE A ESSE ENSINAMENTO.BJUS

LUCIMEIRE MACHADO disse...

É MUITO GRATIFICANTE SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE COMPARTILHAM, OBRIGADO...BOA NOITE FICA COM DEUS.