sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS 2011

Esta semana está sendo muito especial e proveitosa para nós catequistas, em nossa Paróquia.
Todo começo de ano é assim, e acredito que seja assim também em outras Paróquias.
Nesta semana estamos estudando e conhecendo melhor estes importantes documentos:
A Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário, publicada pela CNBB, é o texto oficial que contém todas as normas e orientações para celebração do mistério eucarístico. As orações, leituras bíblicas, o Prefácio e as Orações Eucarísticas, os diversos ritos e funções de cada ministro, também a música e o canto litúrgico, assim como o espaço celebrativo, enfim tudo o que diz respeito aos elementos que fazem parte da Celebração eucarística, a maneira como as comunidades cristãs celebram a eucaristia, está ali contido. O Documento nos diz “como” e “porque” celebrarmos, “o que” e “para que” celebramos. A finalidade é sempre favorecer a participação plena e frutuosa do povo de Deus na Eucaristia, porque é toda a comunidade que celebra o Mistério de Cristo. 
Tais orientações, por sua vez,  baseiam-se no Missal Romano, usado na Igreja de rito romano, que a partir do Concílio Vaticano II promoveu profunda renovação litúrgica, reconhecendo que na Liturgia há uma parte imutável de divina inspiração, e outra flexível, que pode e deve mudar, adaptando-se aos tempos e locais, às diversas culturas e necessidades pastorais, para melhor se compreender e viver o mistério celebrado. Instrução Geral é, de fato, o melhor manual sobre o mistério eucarístico e o modo de celebrá-lo. Ela nos faz compreender a Missa em sua dimensão celebrativa do Mistério Pascal de Jesus Cristo e da sua Igreja, como Ceia do senhor. É uma riqueza, porque trata da Eucaristia em seu aspecto teológico, litúrgico, espiritual e pastoral, sendo um verdadeiro diretório teológico-pastoral. E é também garantia de unidade litúrgica, em meio a tanta diversidade de línguas e usos, costumes e tradições, povos e culturas.
Hoje, último dia de nossa formação, o tema será: Campanha da Fraternidade 2011.
"Que nosso DEUS Misericordioso continue nos orientado e iluminando neste lindo
 Carisma que é ser catequistas."

Frases importantes sobre o Tema estudado:
"A igreja deseja de forma especial é que os fiéis participem da liturgia toda, com conhecimento de causa, ativa e frutuosamente."
                                                      (Sacrosanctum 11)
 "O corpo é a expressão viva da alma."
"O Altar representa nosso Senhor Jesus Cristo, pedra fundamental da Igreja."
"Não existe Ministério sem Carisma..."
Não posso deixar de falar de nossa Formadora Ir Clotilde da ordem das Irmãs   Apostolinas, mulher chamada por Deus a viver e oferecer a vida pelas vocações.


Um comentário:

L.Maldonado disse...

sinto muito por sua perda, Só Deus para te consolar,não estáva sabendo da formação de catequistá,,,,,