quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VOCAÇÃO - CHAMADO, DOM, GRAÇA

   A vocação é um Dom de Deus. Quando dizemos que cada um de nós tem um caminho, um plano que vem de Deus para ser realizado, estamos falando de vocação.    Trata-se de um chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. Assim, toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus. Deus elege por causa de algumas pessoas da comunidade e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia. É dom, é graça, é uma eleição cuidadosa que visa à construção do Reino de Deus. É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
   Em geral vemos na mensagem do Evangelho um convite contínuo para seguir Jesus: vem e segue-me (Mt 9,9; Mc 8,34; Lc 18,22; Jo 8, 12). Isso diz respeito ao seguimento da prática de Jesus. É uma iniciativa gratuita, uma proposta que parte de Deus e impulsiona o interior de cada pessoa para que livre e conscientemente responda ao plano de amor de Deus.
   Não podemos nos esquecer de que Deus chama a cada pessoa para desempenhar um papel concreto dentro da comunidade, de acordo com os seus dons desenvolvidos no sacerdócio, na catequese, na liturgia, no ministro extraordinário da eucaristia, na animação da juventude, etc. O Chamado de Deus sempre surge dentro da Comunidade, em função da Comunidade, e exige uma resposta concreta, generosa e heroica de todo cristão. Esse Chamado é para servir, com alegria, a comunidade sempre em uma atitude orante, pois a oração é a primeira condição para a descoberta do Chamado de Deus.


   Rezemos, enfim, para que de nossa família e de nossa Comunidade surjam santas vocações para os diversos ministérios (serviços) em nossa Igreja. Deus não se cansa de nos remeter o convite para que o sigamos.


Atividade para catequese sobre o mês das vocações:



Um comentário:

Dias & Dias Contabilidade disse...

Olá...
Deus abençoe sua vocação... continue com este dom, seu blog está lindo, parabéns!

Luciana Dias