segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

Na Festa da Transfiguração do Senhor que celebramos hoje, somos convidados a contemplar a divindade de Cristo que se manifesta aos olhos dos homens.

   A primeira leitura (Dn 7,9-10.13-14) fala da revelação em termos de “visão”: cena grandiosa do Filho do homem servido por todos os povos. A visão do profeta Daniel acontece quando o povo sofre a perseguição e a deportação. Nesta situação que parece desesperada para a fé, Deus anuncia o seu grande projecto de enviar, não um anjo ou qualquer outro mensageiro celeste, mas o Filho do homem.

O Salmo 96 canta que o Senhor é rei e que os povos viram a sua glória!

   Na segunda leitura (2Pd 1,16-19), Pedro dá testemunho da “glória resplandecente de Deus” vinda sobre Jesus. O seu comentário da Transfiguração é tão esclarecedor que não saberíamos dizer melhor: todo o mistério da Luz vinda nas nossas trevas é proclamado nestas poucas palavras. Esta mensagem é um motivo de esperança para nós, que estamos a caminho, e um incentivo a sustentar a nossa espera do regresso do nosso Mestre.

   O Evangelho (Mc 9,2-10) relata o episódio da Transfiguração em que a voz do Pai designa Jesus como seu “Filho bem-amado”, Aquele que devemos escutar. Aqui está todo o sentido da festa de hoje: celebrar este instante de Luz pelo qual Jesus se faz conhecer, contemplar a visão do Senhor transfigurado, escutar a sua mensagem, descer do monte e espalhar a Luz à nossa volta.

(in Dehonianos)

Nenhum comentário: