segunda-feira, 13 de junho de 2011

TEMA - SANTÍSSIMA TRINDADE

Colocação do tema para as crianças:


"Que conhece ou gosta de um jogo de futebol?
 Mas o que é preciso para se ter um jogo? Ah... Precisamos de um campo, de uma bola e também precisamos de um jogador. Só assim nós teremos um grande jogo, daqueles que seremos sempre vencedores.        
(Fazer um jogo de palavras assim: tira um e fala se dá certo e, assim por diante).
Agora vocês imaginem se vai dar certo. Eu tenho a bola e o campo. Posso então ter um bom jogo? Por quê? Ihhh, agora eu tenho um jogador e um campo. Eu tenho jogo? Não? Por quê? 
Porque para que haja um jogo é necessário que se tenha um campo, bola, jogador... Sem eles não há jogo, não há torcida , não há transmissão do que eles representam, portanto são três elementos fundamentais , um não vive sem outro , um não é nada sem o outro , um dá significado sobre o outro .   
Então são três em um, não é?
Pois vocês acreditam crianças que hoje em nossa catequese iremos  falar justamente sobre três pessoas que juntas fazem o papel de um?
Estou falando da Santíssima Trindade. Vamos entender melhor. 
Deus é o campo. Nele todos jogam. 
Ele é o abraço do mundo em torno de nós.
Jesus é o jogador, presença do grande campo de Deus que veio trazer as regras do jogo, mostrou o caminho do gol e nos faz sermos fortes diante de nossos adversários. 
E a bola? Quem será a bola? 
Ah, a bola é o Espírito Santo, que nos move, nos anima, nos faz andar, correr, vibrar com o jogo da vida. 
Então, crianças, hoje, nessa comparação, vamos falar sobre as três pessoas mais importantes na nossa vida espiritual. Do pai que é Deus, do filho que é Jesus e do Espírito Santo que a 3º pessoa de Deus e, são essas pessoas que formam o time que nos impulsiona na vida para nos manter vivos e ativos na sabedoria e no amor. essa é a grande vitória desse time."

EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.
(Mt 28,19b)
Quem é Deus?
Deus é um só em três pessoas. Ele é PAI e FILHO eESPÍRITO SANTO.
É um Deus UNO e TRINO. É modelo de amor e de família a ser seguido pela humanidade.
Esse mistério não cabe em nossa razão, mas deve ser reverenciado e amado.
Nós chamamos esse mistério de Santíssima Trindade.
Pai - Criador - 1ª Pessoa da Santíssima Trindade
Deus é Amor. Em cada parte desse mundo maravilhoso que Deus criou, nós podemos ver o Amor infinito que Ele tem por cada um de nós. Quando nos criou, Deus nos fez a sua imagem e semelhança e nos encheu de dons. Desde o Primeiro Testamento, através dos profetas, Deus se revelou aos homens e se mostrou um Deus presente, que cuida de seu povo.
Filho - Salvador - 2ª Pessoa da Santíssima Trindade
Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus, que por nos amar tanto, quis ficar bem perto de nós e tornou-se homem. Jesus nos ensinou que Ele é o único caminho que leva a Deus. Amou-nos a tal ponto que aceitou morrer na cruz para nos salvar. Mas ressuscitou e está vivo e presente no nosso meio!
Espírito Santo - Santificador - 3ª Pessoa da Santíssima Trindade
Jesus não quis nos deixar sozinhos, Ele sabia que quando subisse ao céu os discípulos iriam ficar tristes e se sentindo abandonados, mas todas as coisas bonitas que Ele ensinou não podiam ser esquecidas. Por isso Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para ser nossa luz. E o Espírito Santo veio para nos dar força, coragem e alegria.
Assim é nosso Deus. Um só. Ele nos dá o exemplo de perfeita união, nos ensinando.

3 comentários:

Cris disse...

Nossa. Achei muito interessante a comparação. Ótimo para ensinar para as crianças. Vou adotar. Tenha uma ótima semana!!!!

Eliene Laura disse...

Muito bom!
Que Deus continue iluminano para a missão de evangelizar.

Unknown disse...

Simples e de fácil raciocínio muito bom 👏👏👏👏