quinta-feira, 26 de maio de 2011

TEMA: MISSA

   O objetivo deste tema é ensinar o valor da Santa Missa.
   É tarefa fundamental da catequese ajudar as crianças  na percepção dos símbolos que os levam à plena participação na vida litúrgica da Igreja.
  Também faze-las descobrir a presença de Jesus na Palavra, no Pão e no Vinho; descobrir a alegria da amizade de Jesus; perceber como é bom estar com Ele, não dispensa a alegria de viver Jesus na Comunidade. 
   É tarefa dos pais iniciar as crianças nas orações mais básicas (Pai-Nosso, Ave Maria, etc) e nos gestos mais simples ( inclinação,genuflexão, etc). No entanto, podemos observar como muitos pais precisam eles também de aprender tudo isto.
    Então vejamos alguns pontos importantes para esta catequese:
   Ao introduzir a criança nos gestos e significados simbólicos, o catequista tem como objetivo ajudar a criança a celebrar como Corpo de Cristo.

   Gestos próprios da oração

Os gestos de oração e adoração dentro da Igreja e na oração em geral, devem ser ensinados para que as crianças possam encontrar na linguagem gestual um auxílio. Neste sentido apresentamos alguns para explicar às crianças:

   A genuflexão – de um só ou dois joelhos – exprime o gesto de reverência e adoração. Por isso, ao entrar na Igreja a criança deve procurar a lâmpada que indica a presença de Jesus no Sacramento da Eucaristia, identificando assim o gesto de reverência que deve fazer. Caso se encontre numa Igreja onde se guarda habitualmente a reserva eucarística no Sacrário deve a criança saber que, ao entrar faz a genuflexão de um só joelho (o joelho direito). A lâmpada acesa indica a presença do Senhor e deve baixar por isso o joelho direito ao chão. Caso se encontre numa Igreja sem a reserva eucarística deve fazer ao altar uma inclinação da cabeça. Este parece ser um gesto pequeno, mas ajuda o coração do que crê a entrar em oração.

   A inclinação - de que já falamos é igualmente um gesto de reverência e adoração. Fazemos ao passar em frente ao altar, mas também quando recebemos a bênção.

   Sentado - Há, ainda, uma outra posição comum, quando escutamos a Palavra: sentados. Habitualmente sentamo-nos para “de coração tranquilo” escutarmos a Palavra. No entanto, ao Evangelho, levantamo-nos para confessar “que é Cristo presente no meio de nós que fala”.

  Lugares próprios de oração

  Há vários lugares de referência dentro das igrejas que devem ser tidos em especial consideração: o altar; o ambão; a presidência; o batistério; e o sacrário. Não raro encontramos fiéis que entram dentro das igrejas sem qualquer gesto de adoração ou, se o fazem, fazem-no dirigindo-se imediatamente às imagens. É natural que para as crianças as imagens estejam em primeiro plano. Sem dúvida que estas devem ter o seu lugar, no entanto não devem tomar o lugar do essencial. Há a necessidade de procurar encontrar o significado dos diversos lugares de cada igreja.
   O Altar - No altar é celebrado o memorial do Senhor e se apresenta aos fiéis o seu Corpo e Sangue. Os cristãos devem ter pelo altar a maior veneração. Como mesa, ele apresenta o pão e o vinho que dá ao nós o Corpo e o Sangue de Cristo.É nessa mesa que os cristãos se sentam em cada Domingo para saborear o alimento que perdura até à vida eterna. A veneração do altar cria, por isso, na criança o desejo de receber o Senhor.
   O Ambão -  Quantas vezes entramos nas igrejas e encontramos o ambão “desprezado” e tantas vezes escondido e lateral. No entanto, no dizer do Concílio, é outra mesa que partilha aos fiéis o pão da Palavra. É por isso, conveniente que se façam celebrações da Palavra onde a criança possa experimentar e viver a história da Salvação.

   A Cadeira - da presidência é também um lugar celebrativo que, quer na liturgia, quer fora dela, só o presidente ordenado se deve sentar. É a partir dessa cadeira, que o padre preside às celebrações do povo fiel. Por isso ninguém, para além dele, se deve nela sentar.

   O Sacrário - evoca em nós a presença do Senhor sob as espécies eucarísticas do Corpo do Senhor. Nele se conserva, , a reserva eucarística. Por isso, a “obrigação” de o adorar na sua presença real.

Portanto:
- É na missa que celebramos o que de mais precioso temos: a vida, com suas alegrias, tristezas, esperanças, tudo isso junto com nossos irmãos.
- Deus vem ao nosso encontro e vamos até Ele, por Cristo, na pessoa do sacerdote. Unimo-nos, num só coração, numa só fé, num só ideal: prestar culto a Deus.
- Missa: Sacríficio  de Cristo. Lembramos a sua vida, os seus ensinamentos;
participamos desse sacríficio, recebendo o próprio Cristo.
- Na Missa nós falamos com Jesus com preces, cantos e gestos e Jesus nos fala por meio de sua Palavra.
- Nós damos a Jesus o que somos e temos, no ofertório e Jesus nos dá seu Corpo e Sangue, pão e vinho na consagração.
- Jesus age em nós para fazermos o bem.
- Na Missa nós nos reconciliamos com Deus, no Rito Penitencial.
- Sentimo-nos mais unidos, mais irmãos, no abraço da Paz.
-Escutamos os ensinamentos de Deus, pela sua Palavra e na homilia.
- Louvamos, falamos com deus, cantamos pedimos.
- Recebemos a presença de Jesus Ressuscitado.
- Preparamos-nos para, com Jesus, construir um mundo justo e fraterno.

Sugestão de atividade;
- Participar com as crianças de uma Missa, e no próximo encontro tirar dúvidas, e falar com as crianças do que sentiram e acharam.
- Após a catequese, visitar a igreja e mostrar à elas tudo que aprenderam.
- Desenhos para colorir.
- Cantos.





    

Um comentário:

Catequese Kids disse...

Oii Ivani!Em nossa paróquia sempre que falamos da Santa Missa, as crianças ficam admiradas... Todos os anos tiramos um encontro para apresentar a elas os objetos litúrgicos. Geralmente, o diácono da paróquia leva alguns objetos na sala e explica os seus significados! Eles amam...
Parabéns pelo post!
Um beijo,
Layse