terça-feira, 10 de maio de 2011

TEMA - JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS

   O objetivo deste tema é:
   - ensinar o que é um apóstolo  e seu trabalho.
   - mostrar como eles deixaram tudo para seguir Jesus.
   - mostrar que Jesus nos chama à segui-Lo também.

Vejamos oque nos ensina a Bíblia:
   "Um dia Jesus resolveu ir para a região da Galiléia. Mas antes disso, procurou
Filipe, e disse:
−  Venha comigo.
E Filipe foi. Ele sabia que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus. Queria tanto
seguir a Jesus e servi-lo. Filipe procurou seu amigo Natanael, e falou:
−  Achamos Aquele de quem Moisés e os profetas também escreveram no livro
de Deus. É Jesus de Nazaré.
Natanael perguntou
−  E de Nazaré pode vir alguma coisa boa?
−  Venha e veja – respondeu Filipe.
Quando Jesus viu Natanael chegando disse:
−  Vejam, está aqui um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero!
Natanael ficou admirado. Como é que Jesus o conhecia? Jesus falou:
−  Antes de Filipe o chamar eu já tinha visto você sentado debaixo da figueira.
Filipe e Natanael tornaram-se dois dos doze apóstolos.
Um outro dia, Jesus estava na praia do logo de Genesaré e a multidão O apertava
para ouvir suras palavras. Ele viu o Baco de Simão e pediu que ele o afastasse um
pouco da praia. Quando ele acabou de ensinar o povo, disse a Simão:
−  Leve o barco aonde o lago é mais fundo e achará muitos peixes.
Simão falou que eles já pescaram a noite toda e nada, mas obedeceu. Eles
encheram dois barcos com peixes. Simão e os outros ficaram admirados com a
quantidade de peixes que haviam apanhado. Jesus disse a eles:
−  De agora em diante vocês vão ser pescadores de homens.
Simão e André, Tiago e João deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Uma outra ocasião, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Mateus. Jesus
lhe disse:
−  Venha comigo.
Então Mateus se levantou, deixando seu trabalho e foi com Ele.
Naquele tempo Jesus passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu chamou
seus discípulos e escolheu doze. E deu o nome de apóstolo s a estes doze:
Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e
Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, que era chamado o
nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariótes, que foi o traidor.
Estes homens deixaram tudo e viajaram com Jesus, escutaram seus ensinamentos
e ajudaram-no a contar que Jesus era o Cristo – o Salvador prometido"

   Pontos importantes desta catequese:
   - Jesus vivia sempre no meio das pessoas. O povo gostava muito de ouvir  Jesus falar. Ele ensinava o bem. Cada dia aumentava o número de pessoas para ouví-lo.
   - Chamava a atenção dos que estavam errados. Perdoava os pecadores que se arrependiam. Curava os doentes. Enfim, ensinava como as pessoas deviam viver para ter uma vida melhor, mais feliz.
   - Jesus desejava que sua missão nunca parasse. Por isso, Ele formou um grupo de pessoas para continuar o seu trabalho. Convidou pessoas para fazer parte de seu grupo. Muitas não aceitaram o convite de jesus.
   - Doze homens (Os Apóstolos) disseram "sim" e foi formado o "grupo dos apóstolos". Eles foram os colaboradores de Jesus.
    
   Este grupo forma uma comunidade. Um era cobrador de impostos, outros pescadores, outros tinham outras profissões. Cada um tinha a sua maneira de pensar. O que os unia era a grande admiração por Jesus.
   Jesus confiava no grupo e era amigo de cada um.
   Jesus quis que os apóstolos vivessem em sua companhia para ter com eles constantes diálogos. Eles conversavam muito. jesus aproveitava todos os momentos para os ensinar: caminhando, rindo, comendo, chorando com eles, e em todos os acontecimentos da vida, Jesus  falava sobre o Reino de Deus.
   Jesus os ensinava como amigo e não os considerava "alunos". Aos poucos os apóstolos foram entendendo o que Jesus queria. Ele queria o bem do povo, queria que houvesse justiça, perdão, fraternidade. Jesus mostrou que somente esse programa poderia transformar o mundo.
   "Apóstolos" quer dizer "Enviados". Foram enviados por Jesus a diversos lugares para evangelizar.
   Os apóstolos formaram o primeiro grupo de cristãos para continuar a missão de Jesus.
   Hoje, Jesus continua chamando os seus colaboradores, os seus "apóstolos". Chama pessoas para a missão de evangelizar. Todos nós, pelo batismo, também somos chamados.

Vejamos um pouco quem foram estes homens:
1. SIMÃO PEDRO - Nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia; Era pescador de profissão;Foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as epístolas que levam seu nome; Tinha pouco estudo, impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos; Morreu em Roma, crucificado de cabeça para baixo;
2. ANDRÉ - Também era de Betsaida; Era sócio de seu irmão Pedro na indústria da pesca;Foi um homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo;Foi quem apresentou Pedro à Jesus. Um dos primeiros discípulos e também o primeiro missionário no estrangeiro; Morreu martirizado na Acássia, onde pregou. Foi crucificado em uma cruz em forma de “X’’.
3. TIAGO - Era de Betsaida, onde trabalhava com a pesca; Tinha personalidade forte e ambiciosa; Foi um dos mais íntimos discípulos de Jesus. Pregou na Judéia; Tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos, morrendo pela espada de Herodes Agripa I.
4. JOÃO - Também era de Betsaida e trabalhava com seu irmão Pedro na pesca; A princípio era de espírito exaltado e indisciplinado; Fazia parte, também do rol dos discípulos mais chegados ao Mestre. Trabalhou pregando em Jerusalém. Escreveu o evangelho e as epístolas que levam seu nome, e também o Apocalipse. Terminou seu ministério em Éfeso e Ásia Menor; Morreu de morte natural, provavelmente com 100 anos de idade, o único que não foi martirizado.
5. FELIPE - Nascido em Betsaida, provavelmente exercia a profissão de pescador; Possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo; Teve um brilhante ministério na Ásia Menor, trabalhou também na Frigia; Foi sepultado em Hierápolis, desconhece-se, porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir.
6. BARTOLOMEU - Era de Caná da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Foi uma pessoa em quem não se via dolo, fraude, era honesto (Jo 1:47); Acredita-se que tenha trabalhado na Índia e na Grande Armênia;De acordo com o martirológio romano, ele foi esfolado vivo pelos Bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através da decapitação.
7. TOMÉ - Originário da Galiléia, onde era pescador por profissão; Foi uma pessoa determinada, mas no momento propício não creu na ressurreição de Jesus; Trabalhou pregando o evangelho na Síria, na Pártia, na Pérsia e na Índia; Sobre sua morte há duas versões, uma diz que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, e a outra, é de que foi torturado próximo a Madras.
8. MATEUS - Era de Cafarnaum, onde trabalhava como cobrador de impostos (publicano). Podemos observar sua humildade quando seu nome aparece na lista dos Apóstolos após Tomé (Mt 10:3), em outras listas aparece antes de Tomé. O fato de ter abandonado a sua profissão que apesar de ser mui desprezada, também, demonstrava sua humildade. Recebeu poderes apostólicos de milagres e sinais. Esteve no cenáculo em Jerusalém (At 1:13 e 14) após a ascensão de Jesus ao céu. Escreveu o evangelho que leva o seu nome. Ao que se presume trabalhou em prol do evangelho na Judéia, no Egito, na Etiópia e na Pártia. A igreja ocidental o alista entre os mártires.
9. TIAGO, de Alfeu - Originário da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Era o mais jovens dos apóstolos; Escreveu a epístolas que leva o seu nome, pregou na Palestina e no Egito;Há duas versões sobre sua morte, uma é que os judeus o expulsaram do templo e o apedrejaram, morrendo por fim através de um golpe de paulada; a segunda hipótese é de que foi crucificado no Egito.
10. JUDAS, o Tadeu - Nascido na Galiléia, a sua profissão também é desconhecida; Era bastante temeroso e um pouco incrédulo; Escreveu a epístola que leva o seu nome, pregou em Edessa na Síria, na Arábia e na Mesopotâmia; Morreu martirizado na Pérsia.
11. SIMÃO, o Zelote - Originário da Galiléia, a sua profissão está também entre as desconhecidas; Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministério; Pregou o evangelho na Pérsia; Morreu crucificado.
12. JUDAS ISCARIOTES - Nasceu na Judéia, provavelmente em Queriote-Hesrom; Sua profissão é desconhecida, mas é provável que tivesse uma formação administrativa, que fez com que exercesse o cargo de tesoureiro do grupo; Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico; Suicidou-se após ter traído Jesus.
Com o suicídio de Judas, foi escolhido através da sorte o discípulo Matias para ocupar a vaga de apóstolo deixado por Judas. A história, porém, nos mostra que um outro homem foi escolhido por Deus para ser o apóstolo dos gentios. Seu nome era Saulo, da cidade de Tarso.
Paulo se chamava também Saulo (At.13.9), nome hebraico derivado de "Saul", que significa "pedido". Nasceu em Tarso, na Cilícia, no ano 1 d.C. (At.21.39). Era judeu por descendência e romano devido ao status de sua cidade natal no Império (At.16.37; 22.25-30). Paulo era seu nome romano, derivado do latim "Paulus", que significa "pequeno" (At.13.9).
A conversão de Saulo se deu por volta dos anos 33 ou 34 d.C.. Converteu-se sem a pregação do evangelho por parte de outro homem (Gál.1.11-12). Afinal, quem pregaria para Saulo? O próprio Ananias ficou temeroso quando Deus lhe enviou a orar por aquele que era conhecido como o grande perseguidor da igreja (At.9.13). Uma conversão sem pregação constitui-se exceção. O normal é que alguém pregue o evangelho para que outros se convertam (Rm.10.14).


3 comentários:

Cláudia / Dinh@ disse...

Oi Ivani, amei o post!
Essa semana tambem montei uma aula com esse tema só que para os pequenos.
Paz de Cristo!

Catequese Kids disse...

Também gostei bastante do planejamento desse tema!
Vou "copiá-lo" quando for falar com os catequizandos sobre esse tema!rsrs
Um beijo,
Layse

Anônimo disse...

Amei essa aula párabéns vou usa-la no meu encontro.