terça-feira, 23 de outubro de 2012

TEMA: FESTA DE TODOS OS SANTOS

Objetivo: Explicar oque é ser santo, porque festejamos este dia, contar a história de um santo.

                                       
   Para ilustrar esta catequese, sugiro que seja feito um céu (com papel espelho, cartolina ou eva), neste céu poderá haver nuvens ou estrelas e cada criança colorirá um santo e colocará neste céu, após ou durante a explicação da festa de todos os santos.
Preparei este para elas colorirem:

Colocação do tema:

   No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a festa de Todos os Santos, ou seja celebra a santidade de muitos cristãos que estão no céu. Eles são nossos heróis na fé, da esperança e da caridade, cada um tem sua história, são homens, mulheres, jovens que acima de tudo testemunharam com sua vida o amor ao Pai. Por isso somos todos convidados, não só neste dia, mas sempre, a olhar pro céu e contemplar a luz dos que brilham lá, porque eles viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo. 
  E oque é ser santo ? Ser santo é levar Jesus para todos os lugares, é praticar a paz, o amor, a caridade com todos que conhecemos.


Vamos saber um pouquinho da vida de um dos santos mais querido da nossa igreja, São Francisco de Assis, que teve um amor muito grande por tudo oque Deus criou.

   A história de São Francisco de Assis é uma história de humildade, caridade e amor ao próximo. Procure contá-la as crianças de forma simples e clara, com muita empolgação.     Você pode utilizar fantoches para auxiliar.

  
"Giovani de Pietri era um jovem miudinho e fraco, porém muito rico e que morava na França. Seu pai tinha tantas riquezas que poderia dar-lhe tudo o que ele quisesse, mas esse jovem não era feliz. Ele sentia uma enorme tristeza em seu coração vendo tanta gente passando fome em sua volta. Foi então que começou a dar aos outros um pouco do que tinha.
   Seu pai ficou furioso! Achou que ele tava maluquinho, doido, completamente pirado! Ele não entendeu o quanto fazia bem a Giovani ajudar os outros. Aí, ele resolveu sair de casa para poder ficar perto de quem precisava dele. Foi então que Giovani rompendo com seu pai rasgou todas as suas vestes e partiu da casa de seu pai, sem dinheiro, sem roupas, sem nada. Ele decidiu pelo voto de pobreza e se ofereceu como servo do próximo.
   As pessoas começaram a chamá-lo de Francisco que quer dizer pequeno francês e o sobrenome Assis veio por causa da cidade onde morava. Então Giovani de Pietri passou a ser conhecido como São Francisco de Assis. A partir deste dia Francisco decidiu que viveria em função dos irmãos, deram a ele uma veste de saco e um cordão que seria preso na cintura. Neste cordão há três nós que simbolizam castidade, obediência e pobreza. Castidade significa não se casar nunca, vivendo em união somente com Deus; obediência para servir a Deus, fazendo todas as vontades Dele e pobreza significa só ter o que for necessário.
   E assim São Francisco viveu com uma fé fervorosa, confiando sempre em Deus. Como prova do amor de Deus por Francisco chagas como as de Jesus apareceram em suas mãos e pés. Por fim São Francisco ainda ficou conhecido como o protetor dos animais ele conta que tudo começou assim: “eu estava fazendo uma palestra sobre o amor de Deus num lugar onde tinha um montão de pombinhas. Mas elas faziam tanto barulho que ninguém escutava o que eu falava. Aí eu me virei para elas e disse:
-Queridas pombinhas, eu sei que vocês já conhecem o amor maravilhoso de Deus por nós e fazem festa por isso, mas estas pessoas também gostariam de conhecer e sentir o amor de Deus. Eu poderia pedir que vocês se acalmassem só por um tempinho? Então, elas pararam de fazer barulho e as pessoas conseguiram ouvir sobre o amor de Deus”. São Francisco de Assis se dedicou a amar e acolher o próximo servindo a Deus e sendo obediente a ele. Nós hoje também somos convidados a seguir Jesus dentro de nossas casas, na escola e em todos os lugares onde estivermos. " (Ministério para crianças 0 RCC MG)

Oração:


CLIQUE AQUI, e você encontrará em outra postagem deste blog, um texto que fala desta importante devoção de nossa fé.

Boa Catequese!


Um comentário:

Jacozinho do Senhor disse...

Lindo encontro, obrigada por compartilhar conosco.
Espero sua visita no Jacozinho do Senhor.
Deus te guarde!
Luciana Dias