quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TEMA: JOÃO BATISTA

Objetivo: Apresentar a pessoa de João Batista,  último profeta do AT, primo de Jesus, que veio antes dele para ajudar o povo a se preparar para recebê-lo.

Lc 1,5-23; 57-80: Cap. 3, 1 ao 22

Como João Batista vivia, pensava  e agia:
   João batista era filho de Zacarias e Isabel.  Um casal de pessoas idosas muito boas e justas. Eles não tinham filhos. Deus, por este casal, envia João Batista que vem preparar a vinda de Jesus Cristo.
   Quando João ficou jovem retirou-se para o deserto, onde anunciou ao povo a vinda do Messias.
   Suas palavras eram exigentes, fortes e radicais. Pregava o Batismo de penitencia para a remissão dos pecados. Para João, o Batismo era o sinal de conversão a deus, de mudança de vida.
   Tinha muita coragem e sinceridade. João não suportava hipocrisia, fingimento.
Suas palavras severas mostram a sua grande coragem: "Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? (Mt 3,7).
   Acolhia bem as pessoas de boa vontade; e para estas pessoas dava bons conselhos.
Para o povo em geral, João aconselhava a prática da fraternidade. E para os cobradores de impostos e os soldados, João aconselhava a prática da justiça. (Lc 3,10-15)
   "A multidão respondeu:- que quer você que nós façamos? João respondeu: - Sejam bem honestos  e não  cobrem mais impostos do que o governo exige de vocês. E os soldados também perguntaram: - E nós oque precisamos fazer? João respondeu: - Não arranquem dinheiro com ameaças nem co violência; não acusem ninguém daquilo que vocês sabem que ele não fez e contentem-se com seu salário."
   Todos estavam ansiosos esperando o Messias. Por isso, queriam saber se João era o Messias ou não. A vida do Messias era o assunto do momento.
   João Batista tinha humildade verdadeira. João só se interessava em promover Jesus. Ele dizia: : "É necessário que Jesus cresça e eu diminua." (Jo 3,30)
   Encaminhou para Jesus seus seguidores (Jo 1,35-37) e censurou os ciúmes dos que se preocupavam com a crescente popularidade de Jesus.
   Morreu decapitado, por causa da sua coragem em pregar a justiça e fraternidade. 


Oração
Senhor, ajuda-nos a imitar João Batista, a  sua coragem e sua força de anunciar o Evangelho.


Atividades
No Blog da Cris (Jardim da Fé) você encontra muitas atividades referente a este tema é só CLICAR AQUI!



2 comentários:

Catequista Feliz disse...

Passando para te visitar!!! Força na caminhada. abçs
Cris Catequizando Feliz

Catequese Kids disse...

Oii Ivani! Que belo encontro! Gosto muito dos seus planejamentos... Obrigada pela sua visitinha lá no blog, gostei bastante!

Beijos,
Layse