quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TEMA - CAIM E ABEL

-Objetivo: contar a história dos filhos de Adão e Eva. Falar da inveja que é um sentimento ruim. Falar que devemos ofertar a Deus tudo o que temos de melhor.


-Gn 4, 1-16


-Colocação do tema
   O que Caim e Abel fizeram? (ouvir as respostas) – Ofertas para Deus.
  Abel dedicou ao Senhor sua melhor oferta, enquanto Caim não agiu da mesma forma, o que desagradou e muito a Deus.
  Por inveja, Caim matou Abel e escolheu permitir que o pecado entrasse em seu coração.
   Quais os sentimentos e pensamentos que estavam por detrás das atitudes de Caim?
(Ouça as respostas) – Fúria, ódio, inveja.
   Caim lutou contra o pecado?
(ouvir as respostas)... – Não! Ele não foi humilde, mas orgulhoso... Na verdade Caim permitiu que o pecado tomasse conta de todo o seu coração.
   Nós sabemos que o pecado anda rosnando
(como um cachorro) na porta do nosso coração. Sabemos também que Deus quer possuir nosso coração, então precisamos mantê-lo afastado do pecado. Vamos analisar as atitudes de Caim... E ver o que acontece quando não afastamos o nosso coração do pecado.
  Qual era o trabalho de Abel?
(Ouvir as respostas) - pastor de ovelhas
  Qual era o trabalho de Caim?
(Ouvir as respostas) - Agricultor
  O que os dois irmãos levaram para Deus?
(ouvir as respostas) - Uma oferta.
  Nós podemos aprender com eles observando as ofertas que cada um dedicou a Deus.
  Abel levou para Deus uma oferta que O agradou, pois gastou tempo analisando qual a melhor oferta que poderia dedicar ao Senhor. Na Bíblia diz que ele agradou a Deus. Quando   Abel entregou sua oferta, ele estava demonstrando o desejo real de estabelecer um perfeito relacionamento com Deus, tornando-O dono de seu coração.
  Abel desejava verdadeiramente não dividir seu coração, então tentou fechar a sua porta para o pecado , entregando-o integralmente a Deus.
  Abel tentou honrar e agradar a Deus do fundo do seu coração, então não teve um coração dividido. Isto é tudo que Deus quer de nós.
  A Bíblia não diz que Abel nunca pecou... Só Jesus e Maria não pecaram. Abel tentou firmemente permitir que Deus fosse sempre o dono do seu coração.
  Quando Caim levou a oferta dele. o Senhor não ficou feliz com a oferta de Caim porque ele a deu de forma relaxada e descuidada.
  Caim não pensou muito sobre sua oferta para Deus e apenas jogou alguma coisa no cesto.
  Então o primeiro pecado que Caim cometeu foi não ter honrado a Deus, ofertando o pior e sem alegria.
  Então Deus chamou Caim e lhe deu uma oportunidade de se acertar , Ele sabia que Caim estava sendo tentado para fazer coisas ruins com seu irmão e o preveniu sobre o pecado que estava batendo na porta do seu coração.
  Mas o rosto de Caim logo mudou, ele ficou com raiva, seu coração ficou irado, e não respondeu e nem ouviu o que DEUS estava tentando lhe dizer.
  Caim deveria ter dito
“me perdoe, meu Senhor e meu Deus, pelo meu descaso, eu deveria ter pensado mais sobre Sua oferta. Vou lhe trazer uma nova que O agrade. Perdoe-me!” Se ele tivesse feito isso, estaria fechando a porta do seu coração para o pecado.
  Caim,no entanto, não quis saber de ouvir o que Deus estava tentando preveni-lo e terminou matando seu irmão Abel. Pecou novamente e gravemente
  E então os pecados que ele cometeu e dos quais não se arrependeu... Foram empurrando Deus para fora do seu coração.
  Deus perguntou então à Caim : “Onde está o teu irmão?”. Como foi que Caim respondeu?              Ele falou a verdade ou mentiu? (ouvir as respostas) - Ele mentiu.
  Novamente Caim escolheu abrir a porta do seu coração para o pecado e mentiu para Deus.
  Como Deus nos dá liberdade, então Ele permitiu que Caim fizesse a sua escolha. Caim simplesmente escolheu o pecado fazendo com que seu coração se dividisse, o coração de       Caim não mais pertencia a Deus e o pecado tomou conta do seu coração.
  Deus o tinha prevenido a cada passo errado que ele escolhia dar, mas Caim não ouviu.
  Deus é justo, e Caim sofreu todas as conseqüências do pecado, ele perdeu tudo.
  Deus o ama muito, mas quando você peca, Ele não é mais o dono do seu coração! É como se você mesmo Lhe dissesse:
“Não quero que tomes conta do meu coração”
, mas se você se arrepende de ter pecado e quer que Deus volte a ser dono do seu coração, lembre-se que um dia Alguém maravilhoso que é Jesus, tomou sobre Si os nossos pecados, Ele carregou paciente e amorosamente a cruz dos nossos pecados, das nossas desobediências a Deus, Jesus aceitou por amor a Deus Pai e por amor a nós, morrer pregado numa Cruz, para nos devolver a amizade perdida com o Bom Deus, de tal maneira que podemos nos voltar a Deus e permitir que Ele seja novamente o dono do nosso coração, basta além do arrependimento de ter pecado e o propósito de não mais pecar, procurar um Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, que é nossa Igreja, e confessar os meus pecados, não o dos outros, mas os meus pecados, pois foi ao Sacerdote que Deus deu poder “autoridade” para absolver (perdoar) os pecados em Nome DELE. Só assim limpamos toda sujeira e deixamos nosso coração quentinho e aconchegante para que Deus não só seja o dono do nosso coração, mas também venha habitar nele.

Sugestão de atividades:
-Desenhos para colorir.
-Reunir  as crianças em fila e quando você falar Caim elas devem abaixar e quando você dizer Abel elas levantam.
-Desenhar dois corações, em um coração as crianças falarão e você escreverá coisas que desagradem a Deus e no outro elas dirão coisas que agradam a Deus.

Oração
"Amado Bom Deus, obrigado por me amar tanto e estar sempre querendo permanecer junto comigo. Por favor, me ajude a manter a porta do meu coração fechada para o pecado e a permitir que o Senhor tome conta de todas as partes do meu coração.
Amém!"

3 comentários:

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Oi, tem um carinho pra vc lá no meu blog, passe lá e leve-o com você.
Abraços carinhosos.
Lurdes

Anônimo disse...

parabéns pelos catéquistas, que Deus te guarde para sempre também para poder envagelizar nossas criaças.. beijos da catéquista LEONILDA DA CAPELA SÃO PEDRO VL INDUSTRIAL..

leonildaMaldonado disse...

Ivani, desculpe mas errei ao escrever crianças ficou faltando letras, mas vç entendeu. é de muita responsabilidade escrever no blog. porque varias pessoas ve, desculpa pelos erros sei que vç é de Deus e vai me entender beijos.