segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AGOSTO - MÊS DEDICADO À ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES EM NOSSA IGREJA

A vocação é um Dom de Deus Quando dizemos que cada um de nós tem um caminho, um plano que vem de Deus para ser realizado, estamos falando de vocação. Trata-se de um chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. Assim, toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus. Deus elege por causa de algumas pessoas da comunidade e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia. É dom, é graça, é uma eleição cuidadosa que visa à construção do Reino de Deus. É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
Em geral vemos na mensagem do Evangelho um convite contínuo para seguir Jesus: vem e segue-me (Mt 9,9; Mc 8,34; Lc 18,22; Jo 8, 12). Isso diz respeito ao seguimento da prática de Jesus. É uma iniciativa gratuita, uma proposta que parte de Deus e impulsiona o interior de cada pessoa para que livre e conscientemente responda ao plano de amor de Deus.
Não podemos nos esquecer de que Deus chama a cada pessoa para desempenhar um papel concreto dentro da comunidade, de acordo com os seus dons desenvolvidos no sacerdócio, na catequese, na liturgia, no ministro extraordinário da eucaristia, na animação da juventude, etc. O Chamado de Deus sempre surge dentro da Comunidade, em função da Comunidade, e exige uma resposta concreta, generosa e heroica de todo cristão. Esse Chamado é para servir, com alegria, a comunidade sempre em uma atitude orante, pois a oração é a primeira condição para a descoberta do Chamado de Deus.
Rezemos, enfim, para que de nossa família e de nossa Comunidade surjam santas vocações para os diversos ministérios (serviços) em nossa Igreja. Deus não se cansa de nos remeter o convite para que o sigamos.

Franciscanos TOR
Oração por uma feliz escolha da Vocação
Senhor, que queres que eu faça?
Coloco-me diante de Ti, com a mesma pergunta de São Francisco de Assis.
Como ele, desejo ser simples, humilde, Irmão de toda criatura.
Hoje, venho louvar-te pela natureza toda, o sol, as plantas, a água, as aves, os animais, o homem, sinais de tua presença e de tua bondade imensa.
Quero ser um instrumento em tuas mãos para transmitir a PAZ neste mundo cheio de guerras e semear o BEM onde há tanto ódio.
Ilumina-me, Senhor, para que eu possa escolher o caminho que apontas para mim.
Que saiba descobrir qual a minha vocação.
Que consiga realizar em minha vida a tua Santíssima Vontade.
Que possa imitar o Cristo seguindo os passos de São Francisco de Assis.
Amém.



2 comentários:

REINALDO FONSECA - PASCOM disse...

Olá! Ótima sua postagem, sempre com valiosas dicas para os catequistas.
Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo

Cláudia de Jesus disse...

Ivani passei aqui para deixar uma beijoka para você e me deparei com essa oração linda...
É uma graça entendermos nossa vocação... tantos ficam confusos!

Beijos,

Cláudia