quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TEMA - ADÃO E EVA

Objetivo

Ensinar às crianças que por causa do pecado de Adão e Eva, todos nós nos tornamos pecadores também, mas quando nos arrependemos e procuramos o Sacramento da Confissão, confessando nossos pecados à um Sacerdote, e pedindo a Deus perdão por termos pecado, recebemos de Nosso Senhor  Jesus Cristo, o perdão de todos os pecados; desde que arrependidos e confessados; e assim nossa alma volta a ficar limpinha e alva diante de Deus. Voltamos a viver na Graça de Deus.

Colocação do tema:
Ler ou contar com riqueza de detalhes:    Gn 1, 26-31;2;3,1-24

Refletindo:
   Adão e Eva desobedeceram a Deus, o homem pecou e por isso mereceu o castigo: já não pode mais ficar no Paraíso.
   Com o pecado o homem mereceu a morte, o sofrimento e a dor. A morte pior foi a separação de DEUS.
   Mas Deus tem preparado outro lindo lar, especialmente para você e para mim.
O lindo lar que Deus tem preparado para nós é o Céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia todos morem com Ele em Seu lindo lar, o Céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o Céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O Céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O Céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do Céu um lugar triste.
   Então Deus quer que moremos no céu, então Ele nos mandou um lindo presente, Seu Filho Jesus que é a Luz em nossa vida.Assim como nós precisamos de luz, para podermos estudar, ler, atravessar a rua... Assim também é nossa vida com Jesus, Ele é a nossa luz que nos ajuda a fazer as coisas certas. A pessoa que não caminha com Jesus anda em trevas, na escuridão, não consegue enxergar a Deus e por isso não obedece a Ele, e não pratica o bem.
 A escuridão representa o pecado, às maldades que nós fazemos e entristecemos a Deus. Pecar é desobedecer a Deus, é trocar a vida pela morte.

Sugestão de atividades:
Esta idéia encontrei noBlog Primeira Eucaristia-Crescer em Comunhão da Cris Menezes:



Boliche Catequético - Derrubando o pecado
Boliche conficionado com garrafas pets pequenas, e nelas são escritos pecados e virtudes. Separa-se as crianças em dois grupos, e vence quem derrubar o maior numero de garrafas com pecados. Achei esta brincadeira bem interessante, para a criança compreender que devemos vencer o pecado.

4 comentários:

Angela disse...

Uma maneira criativa de evangelizar. Gostei da sugestão! Que Deus continue te inspirando cada vez mais, amiga!
Beijos

Catequese Kids disse...

Oii Ivani! Também gostei bastante deste recurso, as crianças gostam, assimilam bem o conteúdo e ainda por cima estamos ajudando a natureza. Podemos fazer até uma ligação com a Campanha da Fraternidade!

Parabéns pela postagem!
Beijos,
Layse

Cristiane disse...

IVANI TEM SELINHO PRA VC LÁ NO BLOG.BEIJUS

Cris disse...

Oi, Ivani!!!!
Estou trabalhando muito, por isto tenho postado pouco!!! Ficou ótima a postagem!!!
Um lindo final de semana.
abçs