quinta-feira, 7 de julho de 2011

PARA PAIS E CATEQUISTAS

   Como estimular a participação das crianças nas celebrações da fé?




   Em sua comunidade, as crianças costumam desaparecer das celebrações durante as férias na catequese?
   Por vários motivos, mas também por descuido ou despreparo das próprias famílias, muitas crianças não participam das missas e celebrações, a não ser por "obrigação".
   Se as crianças tiverem uma catequese que se preocupa só com a compreensão racional da fé, sem dar atenção à parte afetiva e simbólica, vão crescer cada vez mais distantes da liturgia.
   Por outro lado, as celebrações nem sempre são vivas e alegres como deveriam ser. Parecem mais uma obrigação penosa que um feliz encontro com Jesus e os irmãos. Fica difícil despertar o interesse nas crianças.
   A primeira responsabilidade é da família. Ela deve participar junto com a criança das celebrações da fé, com entusiasmo. Sem esse exemplo, a catequese poderá fazer muito pouco...
   Mas oque a catequese infantil pode fazer? Um bom começo é fazer com que os encontros sejam mais celebrativos, ou seja, que tenham um gostoso clima de oração e de festa.
   Em cada encontro, os próprios catequizandos podem organizar momentos de oração comunitária e de partilha simbólica de um alimento: uma fruta, um pão...Assim, vão entrando no clima de liturgia. Em muitos lugares há celebrações próprias para crianças, com linguagem e símbolos adequados.
   Os catequistas podem, pouco a pouco, mostrar aos catequizandos o significado dos vários símbolos que aparecem na liturgia. A catequese é o momento ideal para explicar e tirar dúvidas. Mas cuidado para não racionalizar demais!Os símbolos falam muito mais ao coração do que à inteligência.
   Uma criança perguntou, certa vez: "Por que se usam velas na missa, se a igreja está toda, iluminada com as lâmpadas?" Como você responderia?
   Quando você na missa ou celebração comunitária, sente que ela é um alegre encontro de irmão?Acredita de fato na presença de Jesus? Conquistar a participação das crianças depende de nossa atitude celebrativa e de nosso testemunho de fé.
   
Catequese hoje   
   
   

6 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Evani, as vezes sinto um certo despreparo em alguns catequistas... eu sempre digo ser catequista não é só doar uma hora semanal... o encontro semanal tem que ser o ápice da semana em que ela passou pensando nos catequizandos e planejando o encontro... que seja simples mas elaborado com o coração... aí não tem erro.
Amei o post!

Paz de Cristo!

Catequese Kids disse...

Oii Ivani, concordo com a Cláudia que mtos catequistas `mal se dedicam para catequese...Tem uns que nem se lembrar que tem q dar catequese no fim de semana!
Quanto à liturgia, na minha paróquia temos todo domingo uma Missa especial com as crianças. A liturgia é toda adaptada e temos o teatrinho para explicar o Evangelho. O nosso Padre também é bem dedicado, sempre traz algum incentivo para as crianças que acertam as perguntas, faz sorteios, dá presentes surpresa, compra fantoches...

E temos um grupo especial só para a celebração que é o Grupo de Liturgia Infantil...

Vou ver se posto algumas fotos do trabalho deles!

Beijocas,
Layse

Quero "ser" Comunidade disse...

A ausência dos catequizandos nas missas são uma grande preocupação "dos catequistas", mas, devia sê-lo de TODA comunidade!
Afinal, não são eles o futuro da Igreja? Todas as pastorais, o clero, enfim, todo o povo de Deus deveria ter como objetivo comum, tornar a Igreja, lugar de acolhimento, alegria e encontro privilegiado com Jesus para os pequenos...

IVANI disse...

É meninas, esta questão envolve muitos: catequistas, pais, comunidade, padres, e é um problema por este nosso país a fora....
O importante é que tomemos consciência daquilo que pode ser melhorado, e coloquemos em ação aquilo que podemos fazer, é claro sempre iluminados pelo Espirito Santo.

Cris disse...

É verdade, Ivani. O ideal é que a homilia fosse voltada especialmente para elas. Sinto muita falta de uma Missa para Crianças aqui.
Paz e catequese!
abçs

Unknown disse...

Oi amada! Passando pra desejar uma ótima e abençoada semana! Pra gente refletir mesmo isso q vc escreveu neste post. Fica na paz do Senhor! Ah, me amarrei no post das vovozinhas ...rs... bjo no ♥!