quarta-feira, 6 de julho de 2011

ONDE E COMO OS CATEQUISTAS APRENDEM O QUE ENSINAM?

   O catequista é um educador em formação constante. Não somente antes de começar, mas por toda a vida. Ninguém sabe tudo.
   A formação do catequista deverá ser:
1. Em grupo, oque enriquece o estudo.
2.Contínua e permanente, pois prossegue por toda a vida.
3.Em torno da Palavra de Deus, que nos apresenta a revelação do Deus Trino na história humana.
4.Complementada pela palavra da igreja, que ajuda ver o melhor sentido da Palavra em cada época.
5.Enriquecida pelas ciências humanas, (história, sociologia,filosofia, psicologia, pedagogia...), que ajudam a ver melhor a realidade e superar as dificuldades.
6.Pelo método ver-julgar-agir-celebrar, que faz o catequista ter os pés no chão, os olhos no caminho, as mãos na massa e o coração em Deus.
   Antigamente, não se falava em formação de catequistas. Bastava ter boa vontade, além de saber de cor o catecismo e as orações do cristão.
   O catequista transmitia o mesmo conteúdo que havia recebido em sua própria catequese infantil. A sabedoria acumulada no decorrer da vida ajudava muito também.
   Naqueles tempos,  isso bastava. A metodologia era diferente. Não havia lugar para perguntas ou debates.
   Hoje não basta. Os catequizandos fazem perguntas, têm curiosidades sobre coisas que vão além do conteúdo que o catequista aprendeu em sua época. E é bom que seja assim!
   Por outro lado, um educador estará pronto para ensinar somente quando também estiver pronto para aprender. É o exemplo dado pelo próprio Jesus, que aprendeu com uma mulher do povo que o Reino de Deus é para todos (Mc 7,24-30).
   Há catequistas que dize: "Não preciso de formação. O Espírito Santo me conduz, não me deixar errar". Dizendo isso, já errou!
   O Espírito Santo não impede ninguém de errar. Ele não toma o lugar de nossa inteligencia , apenas a ilumina. Somos nós que escolhemos os caminhos e tomamos as decisões.


Catequese Hoje


Sendo assim, catequistas mão na massa e o coração em Deus....


Passem lá no Blog da Layse http://catequesekids.blogspot.com/, entre os dias 08/07 e 22/07, haverá uma formação cujo o tema será: O PODER DA MÚSICA NA CATEQUESE.


Nenhum comentário: