sábado, 10 de agosto de 2013

TEMA : VOCAÇÃO

                                

Objetivo:
 Distinguir o significado de Vocação e Profissão.
 Conscientizar os catequizandos a respeito da responsabilidade, de cada um, para com as vocações, bem como da importância de descobrirmos e vivermos nossa vocação.

3. Desenvolvimento do tema:
 Trazer para o encontro da catequese um cartaz com a palavra VOCAÇÃO e PROFISSÃO.
 Promover uma discussão aberta a todo o grupo, onde todos são convidados a expressar as suas idéias relativamente ao que lhes sugere a palavra “VOCAÇÃO”:
 “Quando ouvem a palavra “Vocação” o que é que vos vem à cabeça?”
 Ir colaborando com os catequizandos para dar o verdadeiro sentido da palavra vocação. É preciso distinguir bem vocação de profissão, pois não são exatamente a mesma coisa. Colocar para os catequizandos um quadro  para observarem a distinção entre uma e outra:

Profissão                                                                          Vocação
                                                                                  
1 . aptidão ou escolha pessoal para                              1. chamado de Deus para uma missão,
 exercer um trabalho                                                        que se origina na pessoa como                                                                                                                             reação- aspiração do ser.

2. preocupação principal: o "ter", o sustento              2. preocupação exclusiva: o "ser", o      da vida.                                                                                              amor e o serviço.

3. pode ser trocada                                                            3. é para sempre

4. é exercida em determinadas horas                            4. é vivida 24 horas por dia

5. tem remuneração                                                          5. não tem remuneração ou salário

6. tem aposentadoria                                                        6. não tem aposentadoria

7. quando não é exercida, falta o necessário                7. vive da providência Divina
para viver.
                                                                                              
8. na profissão eu faço                                                     8. na vocação eu vivo


   A profissão dignifica a pessoa quando é exercida com amor, espírito de serviço e
responsabilidade. 
   A vocação vivida na fidelidade e na alegria confere ao exercício da profissão uma beleza particular, é o caminho de santidade.

Colocação do tema:

"VOCAÇÃO: UM CHAMADO DE DEUS"

Como muitos de vocês devem saber, vocação quer dizer um chamado de Deus para um trabalho a ser feito na sociedade, no mundo.
Todos nós temos uma vocação. A vocação é um chamado de Deus. Deus nos chama para a vida e o serviço. Dentro dessa vocação, há chamados específicos, alguns são chamados para a vida religiosa, como os Padres, frades, freiras e consagrados, outros para o casamento e mesmo como leigos a serviço da igreja, como os catequistas. Cada um de nós recebe um dom e é com ele que vamos realizar nossa missão no mundo. Quando respondemos ao chamado de Deus estamos colaborando com a construção do Reino. Na Bíblia há muitos chamados: Noé, Abrahão, Moisés, Jonas, Samuel, Elias e os apóstolos. Foi Jesus quem chamou os primeiros colaboradores.
Pedro era pescador e Jesus convidou-o dizendo:
— "Não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens".(Lc 5,10).
Mas ao convite de Jesus houve uma resposta de Pedro. Não basta apenas ter uma vocação, ou ser chamado. É necessário dar uma resposta. Foi isso que também aconteceu com Mateus que era cobrador de impostos. Vamos conhecer o chamado que Jesus fez a Mateus?
Depois disso, Jesus saiu, viu Mateus, um publicano, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe:
—"Segue-me!" E, levantando-se, Mateus deixou tudo e o seguiu". (Lc 5, 27-28).
Você já pensou como essas pessoas tiveram coragem para deixar tudo e seguir Jesus? É assim também nos dias de hoje. Existem pessoas que trabalham, estudam e encontram tempo e coragem para responder à sua vocação.
E vocês, sendo crianças e ainda não estando em idade de trabalhar, como podem fazer um trabalho na vocação a que Deus chamou?
É fácil! Sejam obedientes e bons filhos, tratando bem em casa a todos. Na escola, sendo alunos aplicados e dedicados aos estudos, respeitando professores e colegas.
E no mundo, como podem exercer uma vocação?
Sendo bons cristãos, vivendo a vocação de batizados. Ajudando, na medida do possível, os mais velhos; ajudando a conservar limpos os locais onde frequenta  sendo gentis e educados para com os outros; ajudando os mais necessitados; sendo solidários e participativos nas coisas próprias de sua idade etc.
Isso na verdade é ser santo e missionário, o que é a primeira vocação de todo cristão pelo batismo: "sede perfeitos (santos) como é perfeito o vosso Pai que está nos céus".

Em agosto a Igreja reza pelas vocação e aproveita para motivar os batizados a ouvirem o chamado que Deus nos faz. Por isso a cada domingo é destacada uma vocação:
1º Domingo – dia dos Padres
2º Domingo – dia dos Pais
3º Domingo – dia dos Religiosos e Religiosas
4º Domingo – dia do Leigo (lembrando todos aqueles que prestam algum serviço à Igreja) e Dia dos Catequistas – quando há um 5º Domingo – é comemorado o Dia dos Catequistas.

5. Ambientação: toalha, flores, bíblia, imagem etc.

6. Oração



3 comentários:

Claudia Pinheiro disse...

Oi Ivani!
Tudo bem? Na graça de Deus!
Tenho andado com o tempo bem corrido, mas passei para lhe dizer que estou sempre de olho em seu cantinho, ainda q não comente.

O Post está muito bom, amei o quadro Profissão x Vocação!
Paz de Cristo!

Roberto Garcia disse...

Olá Querida Ivani, Paz & Bem!!!
Sei que estava sumido, por diversos problemas e atividades, mas estou retornando com a Graça de Deus... estava sentindo muita falta do convívio com os Catequistas Unidos. O meu blog está cara nova: Biblioteca Virtual, Mensagens, Álbum de Fotos, Filmes Católicos... O blog estará sempre em constante construção para servir cada vez melhor a todos que o visitarem!
Para comemorar o meu retorno e também o Dia do Catequista deixei lá no blog um cartão feito com muito carinho para você! Acesse este endereço para pegá-lo: http://www.catequistaroberto.com.br/2013/08/feliz-dia-dos-catequistas.html

Que Deus lhe abençoe sempre e que possamos nos unir cada vez mais no projeto de Evangelização pelas ondas da Web!

Fraterno Abraço!

Unknown disse...

muito bom esse encontro. fiz com as crianças daqui da comunidade, eles gostaram e conseguiram entender muito bem o conteúdo passado.
obrigado pela ajuda. espero que o blog cresça mais e mais

Paz de Cristo a vc e sua família e a todos que estiveram lendo!!!!