terça-feira, 7 de maio de 2013

Tema:Família, Santuário da vida


Objetivo:Refletir com os catequizandos sobre a importância da família, um bom tema para estes tempos onde as mídias sociais, a televisão e a própria sociedade vem desvalorizando este tão precioso presente que Deus nos deu a família


 Vocês sabiam que Deus já nos fez nascer em uma pequena comunidade, que é a nossa família?
   É isso mesmo, com nossos pais e irmãos formamos nossa primeira comunidade, onde juntos amamos, respeitamos e ajudamos uns aos outros a viverem unidos, ou seja, “um por todos e todos por um!”.
   Entre irmãos deve haver compreensão, perdão e amor para que todos possam viver unidos.
   Esta é a vontade de Deus: “que amemos uns aos outros como irmãos”.
   Para que uma família seja feliz é preciso que o papai e a mamãe amem e cuidem de seus filhos e que os filhos respeitem seus pais, como Jesus respeitou.
    O Papa João Paulo II, em uma carta às famílias, chamou a família de “Santuário da vida” (CF, 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família: guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida.
    E neste mês de maio, somos convidados a recordar o mês de Maria e com Ela, o dia das mães.
   Na família a Mãe tem um papel muito importante, assim como Maria que com o seu Sim, aceitou ser mãe do Salvador, construindo a maior família, A Família de Nazaré.
   Foi nesta Família que Jesus nasceu, cresceu, foi educado na fé.
   A Família de Nazaré é para nós, hoje, mais do que nunca, modelo de unidade, amor e fidelidade.
   Que nós possamos ser verdadeiramente gratos pelas famílias que temos, por nossas mães que nos gerou para a vida, para a fé, para o amor e nossa gratidão maior a Jesus que nos deu Maria, sua Mãe, Mãe da Igreja, nossa Mãe.

Nenhum comentário: