quarta-feira, 13 de março de 2013

TEMA: QUARESMA


Primeiro encontro -  Quaresma - (03/03/2013):

Objetivos propostos :



- Significado da quaresma;
- Oque a Igreja nos pede neste tempo;
- Como viver este tempo;
- A origem, a história e a espiritualidade deste tempo.




Segundo encontro - Perscruta da Palavra (Tema: Quaresma, jejum, caridade e oração) - (10/03/2013)

   O significado da palavra perscruta é: examinar ou investigar a fundo, desvendar, conhecer.
   Sendo assim, quando passamos uma perscruta da Palavra para um catequizando, estamos  fazendo com que eles tentem desvendar a Palavra com seus próprios olhos, com o seu coração, com as suas mãos (quando folheiam a bíblia, procurando os versículos propostos para o tema).
   
Neste encontro, dividimos os catequizandos em três grupos de cinco, distribuímos entres eles as seguintes figuras contendo um versículo cada:


                                 


Cada grupo ficou em um canto da sala, onde procuraram o versículo, leram e discutiram entre eles. Fizeram anotações e depois de algum tempo, reunimos o grupo todo e foi partilhado as experiencias tiradas do versículo entre eles.
Eles gostaram bastante, porque também foi uma maneira de se conhecerem melhor e para nós catequistas foi uma surpresa grande, porque nenhum teve vergonha de falar e a integração entre eles começou muito bem.
E o objetivo maior que era fazer com que eles compreendessem a vivencia e a importância do tempo quaresmal , foi mostrado nas palavras simples e nos testemunhos sinceros ditos por eles.
Para terminar, fizemos as considerações finais do tema, falamos um pouco sobre a renuncia do Papa Bento XVI e o Conclave, com  preces espontâneas e orações .

Um comentário:

Nena Foggiatto disse...

Ola! adorei a ideia do encontro
muito bom! Obrigado por partilhar, que deus te abençoe.
Abraços Nena