quarta-feira, 28 de março de 2012

TEMA: O PRESENTE DE JESUS

                            
Objetivo: Compreender que Jesus nos deixou um grande presente, a Eucaristia.


Dinâmica: "Quem gosta de presente?"
   Com uma caixa de presente ao centro, perguntar aos catequizandos: quem gosta de ganhar presentes? O que gostam de ganhar? Em que datas ganham presentes? De quem ganham presentes?
Escutar atentamente suas respostas. Em seguida, dizer que todas as pessoas gostam de presentes, e que, na maioria das vezes, recebemos presentes das pessoas que gostam muito de nós. Os presentes das pessoas que amamos, mesmo que bem simples, são mais especiais do que os outros.
    Dizer também que Jesus, que tanto nos amou, quis dar-nos um presente muito especial, muito maior e melhor do que qualquer presente que já recebemos. Hoje, iremos descobrir qual foi este presente.
   E contar a história mais ou menos assim:
   "A Bíblia nos conta que Jesus tinha muitos amigos, mas tinha também alguns inimigos, algumas pessoas que não gostavam dele. Estes inimigos se incomodavam com o jeito de jesus, porque ele só fazia o bem e dizia sempre a verdade. Jesus curava os doentes, preocupava-se com os desempregados, com os que passavam fome e com os que não tinham onde morar...
   Um dia, os inimigos de Jesus resolveram matá-lo. Ele, que conhecia o coração das pessoas, sabia disso e então falou para seus amigos:
"-Eu sei que vou sofrer muito e vou morrer. Mas, antes, quero deixar um presente para vocês e para todas as pessoas que ainda vão nascer."
    Oque será que Jesus deixou? Um brinquedo, uma foto, uma casa?...Não foi nada disso. Ele deixou algo muito, muito mais importante.
   Vamos descobrir qual é este presente?
   Ao fazer esta pergunta, abrir a caixa de presente e retirar a palavra Eucaristia, mostrando-a para todos os catequizandos, para as crianças que não são alfabetizadas, você pode tirar uma figura que represente a Eucaristia (pão e vinho).


Colocação do tema:
   A Eucaristia é o grande milagre de Jesus: de ficar em um pedacinho de pão.
   Quem gosta de Jesus quer ficar sempre com Ele, por isso, vai à missa. Pois, é lá que recebemos o pedacinho de pão em que se encontra Jesus, ao qual damos o nome de Hóstia.
   Estamos fazendo a catequese para sermos cada vez mais amigos de Jesus e assim receber este grande presente.
   Na Bíblia quando Jesus pronuncia estas palavras: " "A seguir, Jesus tomou o pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim". Ele explica que está presente em um pedacinho de pão para poder ficar junto de nós. É este o grande presente que Ele nos deixou.
   Quando recebemos Jesus na Eucaristia, ficamos mais próximos Dele e alimentamos nosso espírito. Assim, ficamos mais fortes para fazer a vontade de Jesus, que é fazer o bem e amar as pessoas.
  Na missa, o padre repete as palavras e os gestos de Jesus e, então, novamente acontece o milagre, de Jesus ficar presente em um pedacinho de pão, que é a Hóstia.


Adaptação do Livro Crescer com Jesus (Edit. Vozes)


Atividade:
-Levar para o encontro pão e suco de uva para ser partilhado.
-Fazer a leitura bíblica, reforçando as palavras "partir" e "distribuir".
-Em seguida, sentar no chão com os catequizandos e, imitando o gesto de Jesus, partilhar o pão e o suco entre todos.
 Esta é uma experiencia incrível para as crianças, principalmente se você pegar e usar emprestado com o sacristão, um cálice e uma patena, vai dar um gostinho diferente a tudo, uma sensação que eles realmente estão comendo o corpo e sangue de Cristo. Mas é claro que você deve afirmar que é tudo uma encenação, que eles ainda não estão preparados e que só o Padre pode consagrar aquele alimento.
  Terminar é claro com orações, cantos e muitos abraços da paz.


E para você se aprofundar um pouco mais no tema, veja este artigo do Prof. Felipe Aquino, clicando AQUI.



3 comentários:

Pãozinho do Céu Maria disse...

Querida irmã em Cristo Jesus, amei
esta explicação...
Sabe sou catequista de
1ºEucaristia, mas este ano também fiquei responsavel pelas crianças menores, na qual apoio com material e explicação para as catequistas mirins passarem para crianças, e fico encantada com a beleza e o entendimento dessas crianças.
Estou preparando o encontro de sábado e esta dinamica reforçou o que tinha no meu coração.

Muito obrigado por partilhar!!
Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
Com Carinho, Sueli

madukarminha disse...

Voltei e me encantei de novo com o seu blog!!
Parabéns por ele.
Está maravilhoso! AMEi tudim...
Estou sseguindo-a e depois volto, ok??
Fique com Deus

Anônimo disse...

Ameei, muuito obrigada, me ajudou muito.. Deus abencoe.