segunda-feira, 19 de março de 2012

JOSÉ SERVO FIEL E JUSTO!

 Hoje nossa Igreja celebra a vida de São José, servo fiel, justo, humilde, paciente, protetor, silencioso, trabalhador e muitas outras graças que Deus cumulou em José, por isso todo mundo cristão presta-lhe honra e glória.
   Pela grande e importante missão que Deus confiou a São José, podemos conferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e previlégios á medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o individuo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino filho?
   O Evangelho define em três palavras: "José era Justo". Ora, os Santos Doutores da Igreja afirmam que esta qualificação designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado. A Igreja chama-o também de "Santíssimo", qualificativo que não dá a nenhum outro santo. Donde podemos concluir que consumada perfeição ele atingiu. Oh! Que Santo maravilhoso é o peclaro São José, diz São Francisco de Salles. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito que possui as virtudes no mesmo excelso grau em que possui a Ssma. Virgem Maria.
   Ele era da familia de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. Á sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorrem de pertencer á família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.
   Que Honra e que Dignidade!
   Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol da justiça, a lua mística o venceram, as estelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o céu e faz tremer o inferno. Honram-os os anjos e cumprem suas ordens.
 Na ultima aparição havida em Fátima a 13 de outubro de 1917, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como num quadro a Sagrada Familia. Á direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto azulado e o rosto mais resplandecente que o sol; á esquerda São José com o menino Jesus, no céu, entre Jesus e Maria.



São José, roga por nós!
José morreu verdadeiramente no beijo do Senhor, porque expirou nos braços de Jesus e Maria...Por isso todo mundo cristão o reconhece advogado dos agonizantes e portanto da boa morte.

6 comentários:

Catequese Kids disse...

São José, rogai por nós!

Nossa Ivani, que belo artigo sobre S. José! Realmente, nunca parei para estudar e analisar a postura deste grande Santo. É muito bonito ver o seu testemunho de tamanha dignidade, justiça, fé e amor!

Beijos,
Layse

madukarminha disse...

Olá, bom dia!!
Sou a Carminha.
Amei seu artigo sobre são José, alías, o blog inteirinho.
Ha tempos tenho pensado e o seu blog me inspirou. Criei o meu, ontem à noite: http://criarteprajesus.blogspot.com.br/
O blog está, nascendo, então...
Apesar de professora, não tenho facilidade com as palavras, mas faço gifs lindas
e gostaria muito de partilhá-las com todos os católicos.
Peço, então a Bênção de Jesus para abençoá-la em sua missão de pregadora on-line e
para que, se for do Seu agrado me ajudar nessa vontade que Ele colocou em meu coração.
Tenha um lindo dia.
Carminha

madukarminha disse...

Voltei, para agradecer a você, e para contar que lá no CriArte pra Jesus tem um mimo pra você, é um minigif que lhe fiz pra dizer, muitíssimo obrigada pelo carinho

Cynthia Brito disse...

Olá, Ivani!
Gostei muito de conhecer seu blog e, em especial, de ler um pouco mais sobre a história de São José!
Nesta semana farei revisão do que vimos no decorrer do mês, ou seja, campanha da fraternidade e quaresma. Mas pretendo falar um pouco sobre São José, e por isso estou procurando um texto ou um desenho para as crianças pintarem... Você teria como me ajudar?
Agradeço.
Volto em breve1
Beijos...
http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/

catequese é vocação disse...

Passando para desejar um otimo final de semana.....Abraço
Enia

catequese é vocação disse...

Passando para desejar um otimo final de semana.....Abraço
Enia