quarta-feira, 30 de março de 2011

CEIA PASCAL

   Uma refeição torna-se muito mais agradável quando nos sentamos à mesa com pessoas queridas.
   Em diversas ocasiões, Jesus esteve, como convidado, à mesa com pessoas bem diferentes: fariseus, piedosos, cobradores de impostos, amigos, como Lázaro, Marta e Maria. Comeu também junto aos marginalizados e prostitutas. Mas, geralmente, comia com o grupo de seus discípulos. Não faltaram as más línguas que o classificaram de "comilão e beberrão"(Mt 11,19).
   Jesus sabia que os inimigos tramavam contra sua vida. Previa um fim trágico, semelhante ao de muitos profetas.Por isso convidou seus amigos para comer com ele pela última vez. Celebraram juntos a "Ceia pascal".
   Em determinado momento, Jesus partiu um pão em pedaços e distribuiu-os aos presentes. Passou também um cálice com vinho para que dele tomassem, confiando-lhes o encargo de repetirem o mesmo gesto em sua memória.
   Celebra-se uma das maiores festas judaicas - a Páscoa.
   Nessa ocasião, judeus de todo o país e até mesmo os estrangeiros, dirigiam-se para Jerusalém.
   No 14º dia do mês da primavera, chamado Nisan, matavam-se muitos cordeiros no Templo e seu sangue era derramado aos pés do altar dos holocaustos; a carne era assada e à noite comiam-na em família ou em grupos, com um determinado número de pessoas.
   A ceia pascal tinha início na tarde do dia 14 de Nisan, após o pôr-do-sol, e se prolongava até à meia noite. Não se tratava de uma refeição qualquer. sua importância era o aspecto religioso. As comidas e bebidas tinham significado simbólico.
   O cerimonial prescrevia que se enchessem quatro taças de  vinho em memória das expressões com que eram formuladas, em EX 6,6-8,  sobre a libertação da escravidão do Egito.
   Depois de servida a primeira taça, o pai ou o membro mais responsável da família pronunciava uma bênção para comemoração da solenidade. Comiam-se, depois, em recordação aos acontecimentos do Êxodo do Egito, as verduras amargas, molhadas em água e vinagre.
   Depois de ter bebido a segunda taça, o mais jovem dos comensais da comunidade, a maioria das vezes um dos filhos, devia dirigir ao chefe da família uma pergunta sobre o significado da celebração. Na resposta eram ressaltados três pontos:
1-O cordeiro recorda que Deus, no Egito, passou a diante das casa dos Hebreus, poupando suas famílias.
2-O pão ázimo é comido porque a partida repentina do Egito não permitiu a preparação do pão com fermento.
3-As verduras amargas eram destinadas a recordar a amargura da escravidão no Egito.
   Cantava-se, então, o Hallel (salmos 113-114).Após o canto o pai de família tomava o pão ázimo, pronunciava sobre ele a bênção e o partia para serví-lo aos presentes. Só então tinha lugar o momento culminante da ceia, a repartição e a consumação do Cordeiro Pascal.
   Depois era servida a terceira taça, enquanto se pronunciava sobre ela uma bênção especial, chamada "Bênção da taça". Seguia o canto do grande Hallel (salmo 115,1-118,29). Servida a quarta taça, uma formula de louvor e uma breve oração de agradecimento concluam a celebração.
   Diversos traços deste cerimonial da Ceia Pascal podem-se descobrir nos relatos evangélicos da Última Ceia (Mt 26,26-30; Mc 14,26; Lc 22,7).
   A Ceia Pascal Cristã - presente entre nós depois da Última Ceia, enriqueceu-se de outro significado:


   Cristo é o novo "Cordeiro Pascal" imolado para a libertação de todos.

   Agora, nada mais há que possa romper a Aliança de Deus com os homens. O pacto iniciado com Abraão e confirmado com Moisés foi definitivamente selado pela morte e Ressurreição de Jesus.
    "Ao abraçar em seu coração humano, o amor do Pai para com os homens,  Jesus amou-os até o fim (Jo 13,1) pois não há maior amor do que dar a vida por aqueles que se ama"(Jo 15,13)-(CIC 609).


Fonte: Livro do Catequista - editora Paulus
 

3 comentários:

L//S //Maldonado disse...

ESTA POSTAGEM A RESPEITO DA PASCOA. DESERTA-NOS PARA A GRANDE RESSURREÇÃO.UMA DAS MAIORES.POR CRISTO JESUS.AMÉM
CARINHOSAMENTE:L//S//Meu Espaço
www.canaldeamigos.blogspot.com
visite meu blog e vamos compartilhar nossas informações.

Renata Rossini disse...

Olá, que DEUS esteja sempre com vc.
Estou procurando dicas de como passar o evangelho da ressurreição de lázaro as crianças da pré, vc teria algo para compartilhar???
Bjs e obrigada.

L//S// MEU ESPAÇO disse...

IVANI, NO DIA 1DE ABRIL VOÇE ME PERGUNTOU SE ESTOU COLCANDO EM PRÁTICA O MEU MINISTÉRO DE CATEQUISTÁ, SIM MAS VÇ SABE QUE HOJE É 1 DE ABRIL DIA DA MENTIRA, MAS ESTOU TE DIZENDO A VERDADE,ESTÁ SENDO MARÁVILHOSO DAR CATÉSISMO PARA AS CRIANÇAS,,,,,